Vamos neste instante, véspera de Natal, abordar um assunto que parece estar em voga, mas não está.A importância da leitura. Não estou me referindo a qualquer uma e sim, uma que seja propícia ao crescimento pessoal de cada um.
Para entender melhor o estou tentando colocar, tem mais ou menos a ver com os "manuscritos do mar morto", de Hershel Sbanks, que nada mais é do que o Presidente da Biblical Arqueology Society e, nos oferece o que constitui quem sabe, a mais importante descoberta de manuscritos ocorrida no século XX.
O tema e silenciado, por trazer na sua própria trajetória, conceitos inacessível até pelos mais estudiosos do assunto.
Os grandes mentores dessa descoberta, são muitos e, mesmo os mais distintos e estudiosos do tema, não duvidam que se trata de "fonte primordial" para o entendimento e conhecimentos dos Manuscritos do Mar Morto.
O autor durante trinta e cinco anos, buscava conseguir os pergaminhos do grupo de estudiosos, que mantinham os textos secretos durante esse período.
Trilhas bizantinas dos pergaminhos, desde a sua descoberta ocidental por pastores beduínos em 1947, como é citado pelos estudiosos da Bíblia "a mais sensacional descoberta arqueológica do século presente.
Em ambiente de intrigas, desavenças e aventuras, teorias de conspirações e as mais diversas polêmicas e sensacionalismos, dão-nos hoje, a certeza, que o assunto não só merece ser explorado, como servirá como tela de fundo para o assunto principal levantado pelos pergaminhos - o que os documentos dizem sobre esses documentos, levantando a questão sobre o "cristianismo primitivo", o desenvolvimento do judaísmo rabínico. Qual a importância de Jesus, de João Batista - em que comunidade viveram ? Quem podemos dizer que foram os autores dos diversos pergaminhos ? O Pergaminho de Cobre é um "mapa do tesouro" do Templo ?
O que os quase duzentos pergaminhos bíblicos têm para revelar-nos depois de séculos ? Como ocorreu o desenvolvimento da Bíblia Hebraica e como os desbravadores direcionaram o seu entendimento ?
São tantas as perguntas que pairam no ar sobre os "Manuscritos do Mar Morto", que não há um consenso sobre o assunto e, segundo o que fica constando é que o próprio Vaticano, estaria controlando a não divulgação desses pergaminhos. Se estiveres preparado, valerá buscar mais informações sobre o assunto, não só para enriquecimento pessoal, como cristão, mas sobretudo, para aclarear a sua perspetivas sobre uma passagem importante da nossa história!


Nenhum comentário:
Postar um comentário