Gramado é uma cidade lindíssima, mais parecendo uma cidade dos Alpes Suíços ou Italianos, com indícios visíveis da arquitetura austríaca. O chocolate e a comida, nem se fala e tem até programa de Maria Fumaça, Teleférico e Pedalinhos no Lago Negro.
O turismo nesses paragens, dão um exemplo para os dias atuais: se você a noite quer jantar num dos restaurantes da cidade, pode fazer, por telefone a reserva e, pedindo, vão até buscá-lo na pousada ou hotel; pode beber mais um pouco e não coloca a integridade de ninguém em risco, inclusive a sua.
Não bastasse tudo isto, você pega uma jardineira para visitar a cidade(bem cuidada) e com um motorista-anfitrião que em momento algum deixa de dar explicações por cada local ou rua que passa; nos monumentos, disseca todos os pormenores dele, enaltecendo com orgulho o que aos olhos dos turistas - brasileiros e de outros países. Quase finalizando o "tour pela cidade", todo orgulhoso, menciona as obras do prefeito, do frentista de um posto de gasolina que saiu vereador e não deixou o emprego e faz um relato do orçamento do município, a austeridade com que o mesmo é feito, o seu acompanhamento pelo povo local, citando que os turistas que lá chegam, se necessitarem de atendimento médico de urgência, há um ambulatório, mais parecendo um hospital, para o atendimento dos que dele necessitarem. Não pára por aí: ao passarmos pela avenida das hortênsias, na praça principal, faz questão que mostrar e mencionar o sanitário público, com pessoas cuidando da limpeza, dizendo que até o seu papel-higiênico é perfumado - tudo gratuito. Ai, quando menos se espera, faz questão de dizer da seriedade dos políticos locais, que com transparência, levantam o moral dos residentes e dos veranistas que dispõem de casa na cidade. Precisa se falar mais desse região, considerada a "Região das Hortências". joe gazio jul/09.

Nenhum comentário:
Postar um comentário