segunda-feira, 9 de abril de 2012

JÚLIO VERNE, O HOMEM QUE PREVIA

Há mais de 100 anos Júlio Verne publicava "A Volta ao Mundo em 80 Dias", um clássico para todas as idades. Três anos antes, o mesmo Verne, escrevera o fantástico "Nautilus", que tinha no comando o capitão Nemo - das "Vinte mil léguas submarinas".
As obras de Júlio Verne, seus personagens, suas criaturas e todo o seu embalo dantesco de ideias mirabolantes, ficaram muito mais famosos que o próprio. Foi um apaixonado pelo mar, pela liberdade e pela música. Diziam ser um homem convicto do que fazia; era católico e um homem muito piedoso e fazia dessas convicções, a sustentação e razão. Anos após os 100 anos da primeira publicação da  "A volta ao mundo em 80 dias". Esse conto, essa história deu a Verne, o segundo lugar logo após a Bíblia. Júlio Verne nasceu na França e obteve muito sucesso no período de 1863 até 1885, mas dizem que ficou esquecido nos últimos anos da sua existência. Suas obras fantásticas, seguiam com força e determinação - com a aceitação do público e dos escritores. Em 1863 publicava "Cinco Semanas de Balão" e "Viagem ao centro da terra". Logo em seguida publicava também "Da terra para a lua" e "Em volta a lua"(1865). Em 1873 lançava "a volta ao mundo em 80 dias" - sempre um "visionário" muito além do seu tempo, parecendo enxergar, sem nenhum instrumento de medição, o que veria ou aconteceria no mundo a partir da sua visão.
Hoje a Sociedade Júlio Verne, tem milhares de colaboradores, com mais de 300 sócios na cidade de Paris, capital da França, tendo ainda um Centro de Estudos, na sua cidade natal de Nantes, na França, reunindo estudiosos, pesquisadores e universitários cuidando de tudo que escrevera. De tudo isto, alguns exemplos das suas escritas, o Nuatilus, submarino atômico; as viagens do homem a lua, com tripulação, no caso a Apolo, que tripulada, caiu no mar da Flórida. Suas profecias estão aí aos nossos olhos, muito antes do próprio homem imaginar-se capaz de realizar essas façanhas. Seus ajudantes e discípulos ao mesmo tempo, foram Alexandre Dumas, que o ajudou a escrever o romance da ciência. Estiveram ao seu lado também George Sand, Victor Hugo. Uma trajetória brilhante desse homem que previa o futuro sem muito alarde, mas colocando nos seus escritos, o "abismo" , "os céus" "o fundo do oceano" . a força e a velocidade para chegar-se à lua. Foi realmente incrível o homem Júlio Verne, que serviu de exemplo para tantos outros estudiosos ao longo dos tempos, ajudando a humanidade a buscar mais conhecimento e descobrir muitas novidades que pareciam impossíveis de serem alcançadas.(ajotage, com a ajuda de matérias publicadas pelo Estado de São Paulo(Estadão), ao longo de muitos anos.

Nenhum comentário: